Especialidades e Tratamentos

Oncologia Clínica

É a especialidade médica que se dedica ao estudo de tratamento do câncer, incluindo sua etiologia e desenvolvimento.

É a mais nova dentre as especialidades de tratamento do paciente oncológico.

 

Onco-hematologia

É a hematologia aplicada a paciente com doenças malignas no sangue e gânglios ou ínguas. Fazem parte desse grupo os linfomas, leucemias, doenças mieloproliferativas (Policitemia, trombocitemia e mielofibrose), mielodisplasias e o mieloma múltiplo.

 

Quimioterapia

A quimioterapia utiliza medicamentos para destruir células cancerígenas, podendo ser administrada por via intravenosa (injeção na veia) ou via oral (ingestão de comprimidos). Muitas vezes são utilizados mais de um tipo de quimioterápico para um mesmo tratamento, sendo que o médico atende a um protocolo de tratamento para definir a quantidade de quimioterápico que deve ser usado, como deve ser combinado e em que momento deve ser aplicado. A quimioterapia é feita em ciclos, sendo um período de tratamento seguido por um período de descanso.

 

Nutrição Oncológica e Genômica Nutricional  

Além dos parâmetros de recomendações dietéticas, onde as considerações da especialidade são baseadas em aspectos como idade, sexo, altura, atividade física e algumas variáveis bioquímicas da doença, a genômica nutricional estuda as interações entre os alimentos (e seus componentes) com o genoma de cada indivíduo e tem como objetivo estabelecer um tratamento ou prevenção nutricional com base no genótipo individual do paciente.

Com essa expertise é possível, além de buscar diminuir os efeitos colaterais dos tratamentos oncológicos, tornar a nutrição parte efetiva do tratamento terapêutico do paciente.

 

Psicologia Oncológica

A Psico-Oncologia assiste ao paciente oncológico e sua família visando mudanças no estilo de vida, detecção precoce e, a partir do diagnóstico e em todas as fases da doença, facilitar adesão ao tratamento e o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento, de forma a minimizar o sofrimento físico, psíquico e espiritual de todos os envolvidos. Além disto, há o consenso que a reabilitação deve ser fisiopsicossocial, com a finalidade de: (1) Facilitar ao paciente a restauração, no melhor nível possível, da autonomia de exercício de suas funções na sociedade, (2) Enfatizar as partes mais saudáveis e a totalidade de potenciais do indivíduo, (3) Promover abordagem abrangente e suporte vocacional, residencial, social, recreacional, educacional, ajustados as demandas singulares de cada indivíduo e de cada situação de modo personalizado.

 

Fisioterapia Oncológica

A assistência fisioterapêutica é determinada pelas disfunções causadas pela patologia do paciente, pelos tipos de tratamento adotados. Por meio dela, são desenvolvidos programas de tratamentos dentro do contexto da preservação, do desenvolvimento e da restauração dos órgãos e dos sistemas do paciente, prevenindo assim os distúrbios causados pelo tratamento oncológico.

 

Terapia da Dor

Diversas abordagens para o tratamento da dor são possíveis, desde os métodos convencionais com uso de medicações a técnicas alternativas como acupuntura, auriculoterapia, ventesa, dente outras da Medicina Tradicional Chinesa – MTC, por exemplo. É importante que essa assistência seja individualizada, pois cada organismo possui maneiras diferentes de reposta a estes estímulos.

 

Imunologia

O Objetivo da imunoterapia molecular é dar instrumentos para o sistema imunológico, que é o guardião do organismo, agir contra o câncer. Pela similaridade da célula tumoral com as células sadias do corpo, o sistema imunológico tolera a presença das células malignas, sem combatê-las como seria o esperado.

Os conceitos de Imunologia já são bem antigos, mas neste momento surgem novos medicamentos capazes de reverter a fase em que o sistema imunológico está dormindo.

 

Medicina Integrativa

Um dos princípios da Oncologia Integrativa é envolver os pacientes no processo da tomada de decisão, com ênfase desde a primeira consulta, objetivando a integração segura de modalidade combinadas que se adequam ao sistema de cultura, crença e dados técnicos do paciente. É imperativo que todos os profissionais envolvidos com pacientes com câncer tenham conhecimentos e habilidades para projetar programas personalizados que apoiarão os pacientes através de suas terapias integrativas oncológicas.

As diretrizes da Medicina Integrativa defendem claramente terapias complementares baseadas em evidências que apoiam os pacientes em seu tratamento anticancerígeno padrão (quimioterapia, radioterapia, cirurgia, hipertermia, imunoterapia, terapia, alvo), ajudando a reduzir os efeitos adversos e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

 

Suporte Polivitamínico Pré quimioterapia

O serviço de suporte clínico é uma maneira personalizada de assistência do paciente, visando a sua reestruturação orgânica pré quimioterapia ou radioterapia, fortalecendo seu organismo para receber a terapia antineoplásica, minimizando, assim, os efeitos colaterais dos medicamentos em seu organismo, proporcionando ao paciente muito mais conforto, além de potencializar e eficácia da terapia alvo. Essa assistência acontece poucos dias antecedentes a sessão de quimioterapia ou radioterapia em regime de Day Clinic ou Home Care, conforme melhor se recomenda ao paciente.

 

Day Clinic 12 horas

O serviço de internação Day Clinic de até 12 horas dá o suporte de emergência aos pacientes que sofrem com os efeitos colaterais da quimioterapia. O paciente é acompanhado por médico clínico, equipe multidisciplinar e supervisionado pelo oncologista. O atendimento visa diminuir as necessidades de internações hospitalares, evitando expor o paciente a ambientes contaminados, assistindo-o também nas emergências de maneira humanizada e individualizada, inclusive com terapias tradicionais e alternativas voltadas para combate da dor.

 

Tele Enfermagem

O serviço tele enfermagem monitora o paciente 48 horas após a realização da quimioterapia para preenchimento de protocolo de efeitos colaterais a fim de identificar precocemente situações necessárias a intervenção médica ou terapêutica. O objetivo do serviço é garantir maior o conforto possível ao paciente em quimioterapia, diminuindo os índices de hospitalizações, evitando assim expor o paciente em geral imunodeprimido ao ambiente hospitalar. Em casos identificados pela tele-enfermagem como fora do padrão de normalidade, pode-se utilizar os recursos de internação em regime Day Clinic de até 12 horas ou suporte Home Care.

 

Equipe Terapêutica de Tratamento da Dor

Além do cuidado do paciente com dor através de métodos tradicionais com medicamentos, diversos métodos alternativos podem ser aplicados isoladamente ou combinados, a fim de eliminar ou diminuir os sintomas, aumentando o conforto físico e psicológico do paciente. Alguns desses pacientes alternativos são as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa – MTC, bastante eficazes também no tratamento de pacientes oncológicos:

 

Acupuntura

Além de grande eficiência no combate da dor, há comprovação por estudos mais recentes de que pode ajudar a modular o sistema imunológico, de modo semelhante ao efeito do interferon, que são proteínas produzidas pelo organismo para impedir a replicação dos fungos, vírus e bactérias e células tumorais.

Demonstra contribuir positivamente na eliminação ou diminuição de náusea, vômito, diarreia e melhora da imunidade. A acupuntura e outras técnicas da MTC no tratamento do paciente com câncer visa complementar aos tratamentos convencionais.

 

Auriculoterapia

Utiliza sementes, esferas e agulhas metálicas como ferramentas que são aplicadas no pavilhão auricular em pontos estratégicos (pontos da acupuntura) com o objetivo de melhorar a função dos órgãos, vísceras, glândulas, diminuir ou eliminar a dor de trazer equilíbrio nas emoções.

 

Ventosaterapia 

Quando a circulação e ativada através da ventosa, o aumento do sangue favorece a nutrição dos músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares. Ventosa é um objeto cônico que se aplica sobre a pele para fazer a sucção através do vácuo. As técnicas complementares, como a ventosaterapia, auxiliam o paciente oncológico e têm como objeto diminuir ou acabar com a dor, a insônia causada pelo estresse e pela ansiedade, os efeitos colaterais da quimioterapia como a náusea, vômito, diarreia, desidratação, dentre outros mais severos.

 

Terapias complementares  

Vários métodos terapêuticos estimulam o equilíbrio do ser humano por completo: mente, corpo e espírito. Essas terapias, claro, não substituem as terapias médicas, mas as complementam. Elas podem, inclusive, reduzir o estresse e diminuir os efeitos colaterais do tratamento, aumentando o bem-estar, com a dissolução das tensões acumuladas, diminuição da pressão arterial, melhorada articulação, função arterial e a capacidade respiratória com atividades como yoga, meditação, relaxamento, visualização criativa, dentre outras. A abordagem multidisciplinar do paciente visa, também apresentá-lo diferentes possibilidades terapêuticas para que possam somar no seu tratamento.

 

Home Cere Oncológico

O atendimento em domicilio é uma importante estratégia para diminuir as necessidades de hospitalização, evitando o contato do paciente, em sua maioria imunodeprimidos, com ambientes mais suscetíveis de contaminação, além de aumentar o conforto do paciente, levando atendimento em sua casa. O Home Care pode se tornar indicado através da triagem do serviço de tele enfermagem, por solicitação direta do paciente ou indicação medica específica. Neste serviço, o paciente pode receber avaliação médica, enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia e equipe terapêutica de tratamento da dor.